Seja bem vindo
Sidrolândia,02/08/2025

  • A +
  • A -

Ana Cristina desabafa sobre lesão e afastamento da seleção: "Nem tudo acontece da forma planejada"

Ponteira se machucou na partida contra a França, válida pela Liga das Nações, na última semana

Fonte: G1
Ana Cristina desabafa sobre lesão e afastamento da seleção: Ana Cristina deixa quadra carregada na Liga das Nações Feminina de vôlei — Foto: Reprodução

O que inicialmente parecia ser um afastamento de dois jogos virou um duro golpe para Ana Cristina. Destaque na seleção brasileira durante a Liga das Nações, a ponteira sofreu uma lesão no menisco do joelho esquerdo e não tem previsão de volta. Em uma carta emocionada publicada nas redes sociais, Ana lamentou o afastamento, falou sobre a frustração de deixar a equipe neste momento e demonstrou força ao garantir que o episódio serve de aprendizado.


- Nem tudo acontece na hora e da forma como a gente planeja e quer. Uma lição que todos nós atletas (ou não atletas) precisamos aprender! Tenho aprendido! No jogo contra a França, senti meu joelho. Os exames iniciais apontam para uma lesão no menisco. É um banho de água fria em todo o nosso planejamento - escreveu.


A lesão aconteceu logo no início do segundo set da partida contra a França. Ao descer de uma tentativa de bloqueio, a jogadora apoiou a perna direita no chão, mas sentiu dores no joelho esquerdo. Foi atendida ainda em quadra e precisou ser carregada, sem conseguir caminhar.


Segundo a literatura médica, o tratamento de lesões no menisco pode ser cirúrgico ou conservador, a depender do tipo e da gravidade. Em caso de cirurgia, o tempo de recuperação varia conforme o procedimento adotado. Na remoção do menisco, o retorno costuma acontecer entre 45 e 90 dias. Já nos casos em que é possível realizar a sutura, o prazo pode se estender para até seis meses.


Em 2023, a jogadora enfrentou um problema semelhante. Durante um treino da seleção em Brasília, antes de uma etapa da Liga das Nações, lesionou o menisco do joelho direito. Passou por cirurgia e teve uma recuperação cautelosa, com parte do processo realizada no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema (RJ). Na ocasião, ela ficou quatro meses afastada.

Antes de se lesionar, Ana Cristina marcou cinco pontos contra a França — Foto: Volleyball World

Apesar da experiência no passado, Ana parece manter-se firme e otimista para seguir com sua recuperação.


- Já passei por isso antes, sei que será difícil; mas, qual atleta não passou por isto? Pouquíssimos! Se reerguer nem sempre é fácil; mas, é única opção! Estou confiante, e sei que Deus tem o melhor para mim - completou, aproveitando também para agradecer ao apoio dos fãs.


Leia carta na íntegra:


Nunca é fácil.


Vestir a camisa da seleção sempre é motivo de muito orgulho pra mim. Nesta temporada, em especial, sinto que tive uma excelente preparação e cheguei para a temporada de seleção da melhor maneira que poderia.


2025 marca um novo ciclo, com um novo time, novas atletas, e desde o primeiro dia de treinos estávamos (ainda estamos) nos preparando para os grandes desafios que virão.


Mas, nem tudo acontece na hora e da forma como a gente planeja e quer. Uma lição que todos nós atletas (ou não atletas) precisamos aprender! Tenho aprendido!


No jogo contra a França, senti meu joelho. Os exames iniciais apontam para uma lesão no menisco. É um banho de água fria em todo nosso planejamento.


Mas, não há muito tempo para se lamentar. Como diz o ditado popular: O que não nos mata, nos fortalece!


Já passei por isso antes, sei que será difícil; mas, qual atleta não passou por isto? Pouquíssimos! Se reerguer nem sempre é fácil; mas, é única opção!


Estou confiante, e sei que Deus tem o melhor pra mim, pra todos… “Todas as coisas cooperam conjuntamente para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8:28).


Tenho recebido muito apoio dos profissionais e das meninas por aqui e centenas de pessoas que se solidarizaram comigo e estão torcendo e orando pela minha recuperação. Obrigada por tantas e tantas mensagens de carinho, pela preocupação e pelo cuidado de vocês comigo.


Não vou conseguir responder a todos individualmente, mas saibam que toda essa força e torcida chega em mim em forma de afeto. ❤️


Volto já!




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login