Seja bem vindo
Sidrolândia,18/12/2025

  • A +
  • A -

3 Razões Pelas Quais a Desorganização Pode Estar Destruindo Sua Saúde Mental (e Como a Ordem Pode Salvar Você)

Ser desorganizado tem um impacto profundo na maneira como nos vemos e principalmente no nosso equilíbrio psicológico

Fonte: Forbes
3 Razões Pelas Quais a Desorganização Pode Estar Destruindo Sua Saúde Mental (e Como a Ordem Pode Salvar Você) Revista Vetical

Você provavelmente já chegou em casa depois de uma semana exaustiva de trabalho e, constatando que mal teve tempo de organizar a casa, se sentiu ainda mais esgotado. Essa sensação não é por acaso.A verdade é que a desorganização vai muito além de uma questão estética; ela tem um impacto profundo na maneira como nos vemos e principalmente na nossa saúde mental.


As Consequências da Vida Desorganizada

1.Impacto na saúde mental

Pesquisas têm indicado que o caos ao nosso redor pode nos deixar mais estressados, com um humor mais azedo e até mesmo mais propensos a embarcar em hábitos alimentares pouco saudáveis. Deixar a cozinha caótica, por exemplo, parece influenciar negativamente nossas escolhas alimentares. Além disso, a desordem tem sido associada à diminuição do bem-estar e ao aumento da exaustão. É claro que a bagunça em casa pode ser algo circunstancial, um momento da vida que está mais complicado.


Quem viaja seguidamente talvez não consiga dar tanta atenção à arrumação, assim como quem está preso em um projeto talvez seja obrigado a sair voando de casa sem ter tempo sequer de lavar a louça do café da manhã. Porém, viver permanentemente em ambientes desorganizados pode levar a problemas crônicos de ansiedade. A desarrumação também pode ser sinal de alguma questão mais importante de saúde mental. Alguns transtornos mentais levam a uma espécie de desorganização dos pensamentos. Casa e vida bagunçados podem ser sintomas de uma dessas condições, e aí vale a pena buscar ajuda especializada.


2. Perda de Produtividade

A vida caótica e a desorganização física têm um custo direto, embora difícil de mensurar, na nossa produtividade. Pense no tempo perdido procurando objetos no meio da confusão, ou no impacto imensurável de atrasos e compromissos profissionais perdidos devido ao caos da sua rotina. A desordem sabota a eficiência e o foco, drenando energia que poderia ser usada de forma mais construtiva.


3.Prejuízo nas Relações Interpessoais

A maneira como organizamos nossos espaços também se reflete em nossas relações. Viver em um ambiente desorganizado pode tensionar relações amorosas ou interpessoais, especialmente quando se divide o espaço com o parceiro ou parceira de vida ou um colega. Um ambiente organizado, por outro lado, demonstra consideração, respeito e valorização do outro, fortalecendo os laços e a harmonia.


O Poder Transformador da Organização

Manter a vida e o ambiente em que moramos ou trabalhamos organizados oferece inúmeros benefícios, não apenas para a mente, mas para o corpo e para as nossas relações interpessoais:


• Redução do Estresse e Melhora do Sono: a organização ajuda a diminuir os níveis de estresse e, surpreendentemente, pode até melhorar a qualidade do sono. Um ambiente em ordem promove uma sensação de calma e controle.


• Foco e Criatividade Aprimorados: no ambiente de trabalho, uma estação organizada não apenas transmite profissionalismo, mas, mais importante, reduz distrações, permitindo que fiquemos mais focados e estimulando a criatividade. Um espaço de trabalho arrumado cultiva um senso de tranquilidade, o que logicamente facilita o cumprimento das tarefas diárias.


• Fortalecimento de Relações: Como mencionei acima, o esforço em manter as coisas em ordem demonstra respeito e consideração por aqueles com quem compartilhamos a vida e o espaço em que vivemos.


A organização é, portanto, muito mais do que arrumar coisas; é uma estratégia poderosa para cultivar uma vida mais equilibrada, produtiva e feliz. Começar por pequenas mudanças pode ser o primeiro passo para uma transformação significativa.


*Dr. Arthur Guerra é professor da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e cofundador da Caliandra Saúde Mental.


Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login