Asteroide do tamanho do Maracanã se aproxima da Terra – saiba como assistir online
Acompanhe online, minuto a minuto, um asteroide com tamanho comparável ao Maracanã chegando cada vez mais perto da Terra
Um asteroide mais ou menos do tamanho do Maracanã está se aproximando da Terra. Crédito: Imagem gerada por IA/ChatGPT Um asteroide com medidas estimadas comparáveis ao tamanho do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, vai passar relativamente perto da Terra nesta quinta-feira (18), às 4h42 da manhã (pelo horário de Brasília), segundo a NASA. E você pode vê-lo se aproximando ao vivo pela internet.
Descoberto há cerca de seis meses pelo Pan-STARRS, o asteroide 2025 FA22 chegará a pouco mais de 842 mil km do nosso planeta – o equivalente a 2,2 vezes a distância média daqui até a Lua. Isso pode parecer muito, mas, em proporções astronômicas, é considerado bastante próximo.

Com diâmetro estimado entre 120 e 280 metros, a rocha espacial está viajando a 10,79 km/s (cerca de 39 mil km/h) e não oferece qualquer risco à Terra.
O Pan-STARRS (sigla em inglês para Sistema de Telescópios para Mapeamento Panorâmico e Ação Rápida) é um projeto astronômico desenvolvido no Havaí, voltado principalmente para a detecção e monitoramento de objetos próximos à Terra (NEOs), como asteroides e cometas.
Órbita do asteroide 2025 FA22 cruzando com a da Terra. Crédito: SSD/JPL/NASAComo assistir à aproximação do asteroide 2025 FA22
Para quem quiser acompanhar essa aproximação, à meia-noite tem início uma transmissão ao vivo no canal do Virtual Telescope Project (Projeto Telescópio Virtual) no YouTube, mostrando imagens do asteroide capturadas em tempo real pelo conjunto de telescópios robóticos da organização em Manciano, na Itália.
De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, um encontro tão próximo, envolvendo um corpo celeste desse tamanho, acontece em média uma vez a cada 10 anos. Devido a essa proximidade, até domingo (22), será possível observar o asteroide com telescópios pequenos.

COMENTÁRIOS